domingo, 2 de setembro de 2007

Sem escola, o Google não existiria

Claro que o Google não é a principal razão para irmos à escola, mas é fundamental que entendamos que sem várias matérias que fazemos na escola, de nada servem as ferramentas de busca na internet.

Explico-me: durante anos de nossos estudos na escola, somos obrigados a fazer resumos de textos, titulo de redações e encontrar as palavras chaves em textos ou livros.

Fazíamos aquilo com um desdém natural (pelo menos para nós os sem vergonha), mas fazíamos.

Isto nos incutiu um aprendizado importante que é o de perceber os pontos importantes de nossas idéias e são esses pontos que usamos numa pesquisa dentro de um Site de busca como o Google.

Vou exemplificar: suponha que desejamos ver informações sobre carros que utilizam combustíveis alternativos. Uma parte considerável das pessoas, para “economizar” tempo entraria no Google e digitaria Carro Alternativo.
Mas a idéia principal por trás de nossa busca não esta em carros diferentes ou de modelos alternativos ao que conhecemos hoje em dia. Queremos apenas os que se utilizam de combustíveis alternativos. Se a opção for por colocarmos no Google as palavras Carro Combustível Alternativo, as informações advindas são muito superiores.

Se formos além e entendermos como funcionam as ferramentas de busca que utilizamos e colocarmos parte das palavras entre aspas (Carro "Combustível Alternativo") teremos um resultado ainda mais eficiente.

Estas são as coisas que os pais e mestres nos falam serem importante para aprendermos com foco no futuro e que não compreendemos em nossa juventude.

Pais, professores, escolas e FACULDADES: Imploro que continuem ensinando nossas crianças a fazer resumo e encontrar a idéia chave para que os sites de busca não deixem de ser considerados deuses (artigo NY Times sobre o Google – 29/06/2003) e passem a ser chamados de as Valas da sabedoria.

Nenhum comentário: